segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MAR VERMELHO - ALAGOAS




      O município de Mar Vermelho tem sua origem ligada à história de Coutinho, um viajante que chegou à região por volta de 1800, construiu uma casa e iniciou a criação de gado e o cultivo da terra. Com a chegada de outros moradores, novas casas foram surgindo próximas a uma lagoa, que tinha, em suas margens, muitos pés de gravatás cujas folhas vermelhas caíam e formavam um grande "mar vermelho" na lagoa, dando origem ao nome do município.
      A propriedade foi transferida para o alferes Cazuza e, mais tarde, para o major Joaquim Canuto de Albuquerque Maranhão, que, em 1900, instalou o primeiro vapor de algodão. Em pouco tempo, Mar Vermelho transformou-se em núcleo comercial. Em 1910, foi criada a primeira feira e até 1947 teve um bom movimento.
      Com a construção da estrada de ferro que passava por Viçosa, os comerciantes expandiram seus negócios e muitos chegaram a fechar lojas em Mar Vermelho, por conta do difícil acesso. Ainda em 1910, um longo período de chuvas derrubou grande parte das encostas das serras e também da capela. Uma nova matriz só foi construída em 1922. Em 3 de fevereiro de 1962, através da Lei 2.431, Mar Vermelho foi desmembrado de Anadia.
      Mar Vermelho é um município do Noroeste de Alagoas, a temperatura é baixa. Tem o apelido "Suiça Alagoana" por ter características da região européia, tanto na construção de casas quanto no clima. Sua menor temperatura registrada foi de 10ºC, data julho de 2010.
      A principal atração do município é o clima serrano, que lhe rendeu a denominação de "Suíça Alagoana". Frio e seco, é aconselhado pelos especialistas como auxiliar no tratamento de doenças respiratórias. Destaca-se também, a Lagoa Vermelha, abençoada pelo Cristo Rendetor no alto da cidade. As festividades também atraem muitos visitantes, destacando-se: o carnaval, as festas religiosas - incluindo-se a padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) - além das festas populares tradicionais.




Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Palmeira dos Índios, limites com Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Tanque d'Arca, Maribondo, Pindoba e Viçosa. 636 metros acima do nível do mar.
Área: 93 km².
Clima: Frio. Máxima de 26ºC e mínima de 13ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário