segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MAJOR ISIDORO - ALAGOAS


Igreja Matriz. Major Isidoro, Alagoas.

      Antigo distrito de Sertãozinho. A colonização, no entanto, começou quando Antônio Jerônimo da Rocha comprou uma propriedade na região e se instalou com sua família. Dos filhos, apenas Isidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como o patriarca de Sertãozinho nome de uma de suas fazendas.
      Isidoro lutou insistentemente pela emancipação. Em 1920, conseguiu que o Poder Legislativo, através da Lei 946, autorizasse o governo a elevar Sertãozinho a município. O governador não aceitou e manteve a área como distrito.
      Só em 1949 foi concedida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Nessa época, Isidoro já estava morto, mas os moradores decidiram fazer-lhes a homenagem, dando seu nome à cidade.
      Além de boas terras para pastagens, Major Isidoro (Cidade, escreve-se com "z", devido a um erro de grafia) destaca-se pela criação de gado, principalmente das raças nelore, holandês e guzerat, que lhe rendem o título de segundo maior produtor de leite do Estado.
      Por ser um dos mais conhecidos da bacia leiteira de Alagoas, Major Izidoro não poderia deixar de ter um povo festeiro e hospitaleiro.
      O município recebeu seu atual nome em homenagem ao Major Izidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado, é realmente escrito com "Z" pois é assim que se escreve nas certidões de nascimento e casamento dos seus netos e na sua certidão de casamento.



Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Batalha, limites com Cacimbinhas, Dois Riachos, Olivença, Olho d'Água das Flores, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia, Arapiraca e Igaci. 200 metros acima do nível do mar.
Área: 454 km².
Clima: Quente e seco. Máxima de 38ºC e mínima de 18ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário