Praia de São Bento. Maragogi, Alagoas.
Maragogi localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano. Sua economia é baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes pólos turísticos regionais.
Foi criada como vila em 1875, com o nome de Isabel. Mudou o nome para Maragogi no ano seguinte, mesmo nome de um rio que banha a cidade. Em 1892 foi elevada a cidade.
De acordo com dados históricos, a colonização começou quando um sertanejo chegou à região com a família. Ele fugia de uma epidemia e fez uma promessa a São Bento para curar-se. Ao se recuperar, o sertanejo cumpriu o prometido, construindo uma igreja em homenagem ao santo. O local, uma das mais belas praias do município, ganhou o nome do santo, que mantém até hoje.
Maragogi tem grande importância na história brasileira. Holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos. Mas foram os moradores da Vila de Maragogi - sem recursos, mas com heroísmo - que impediram e desarticularam a tentativa de desembarque em Alagoas.
Praia de Burgalhau. Maragogi, Alagoas.
Em 10 de maio de 2010 foi encontrada uma mina marítima durante uma obra de saneamento na cidade, essa mina foi feita pela marinha brasileira durante a segunda guerra mundial para proteger o nosso litoral, como não foram detonadas com o fim da segunda guerra os militares à enterraram perto da praia. O que esperava-se ser uma botija holandesa com moedas de prata, por conta da rica história de conflitos entre portugueses e neerlandeses, chegou a ser perfurado mas por sorte, não explodiu.
A partir disso, oficiais da marinha e até especialistas do Batalhão de Operações Especiais iniciaram prospecção de pelo menos mais sete minas, terrestres e aquáticas. O consenso é de que todas foram plantadas após o ataque de submarinos alemães a um navio mercante brasileiro próximo de Porto de Pedras, que é município vizinho, durante a Segunda Guerra.
Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de Nossa Senhora da Guia (Barra Grande) e a de São Bento.
Praia do Camacho. Maragogi, Alagoas.
A maior atração turística da cidade são as belas praias, de São Bento à Péroba (povoados da cidade), são exuberantes com um verde azulado esplêndido. As piscinas naturais das Galés, no mar, a aproximadamente 6 km da costa, tem águas transparentes onde os turistas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores.Praia de Barra Grande. Maragogi, Alagoas.
Praia de Peroba. Maragogi, Alagoas.
Galés. Maragogi, Alagoas.
Dados do Município:
Situação Geográfica: Microrregião do Litoral Norte Alagoano, limites com Jacuípe, Porto Calvo, Japaratinga, Pernambuco e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar.
Área: 334 km².
Clima: Quente e úmido. Máxima de 36ºC e mínima de 18ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário