segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

IBATEGUARA

      O município de Ibateguara teve sua origem no antigo engenho Roçadinho, de  propriedade de Claudino da Costa Agra, que recebeu o título de sesmaria do Imperador Dom Pedro II. Neste engenho foram lançadas as bases do povoado Piquete, considerado o primeiro núcleo populacional, que tem o nome originado de um piquete formado pelo caudilho Vicente de Paula, na sua luta contra Claudino Agra, a 6 de novembro de 1844. Claudino venceu a batalha.
      A vila nasceu exatamente no local da trincheira de luta. Das construções primitivas não existem mais vestígios, mas consta na história da cidade que elas se localizavam a cerca de 500 metros de onde hoje está a prefeitura municipal.
      Em 1950, o nome foi mudado para Horizonte, mas não durou muito. Dom Ranulfo de Farias, então arcebispo de Maceió, sugeriu, e foi aceito, o topônimo Ibateguara para a povoação que crescia. De origem indígena, o nome significa "lugar alto". A primeira capela remonta dessa época. Foi depois destruída e em seu lugar erguida a matriz de São Sebastião.
      O desenvolvimento rápido do lugar criou o movimento pela emancipação política. João Francisco de Araújo, garantiu a autonomia administrativa a Ibateguara. A instalação oficial foi em 1959, desmembrado de São José da Laje.
      Ibateguara atrai muitos visitantes por conta do clima da cidade que durante as noites esfria e dá à cidade um certo clima serrano.



Cachoeira Dantas. Ibateguara, Alagoas.


Dados do Município:

Situação geográfica: Microrregião Serrana dos Quilombos, limites com São José da Laje, União dos Palmares; Colônia de Leopoldina e Pernambuco. 500 metros acima do nível do mar.
Área: 265 km².
Clima: Temperado. Máxima de 28ºC e mínima de 18ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário