segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GIRAU DO PONCIANO

      A história de Girau do Ponciano registra que o povoado começou a partir de dois homens e uma mulher que implantaram uma fazenda e se dedicaram à lavoura. Pouco depois, a mulher transferiu-se para Jequiá da Praia e um dos homens fixou-se em Tapagem de Traipú. O outro, chamado Ponciano, continou na fazenda. Exímio caçador, construiu um girau que era utilizado para a caça abundante que existia na região.
      Depois de alguns anos, dona Cidade Rodrigues e seus filhos Manoel e Antônio implantaram uma nova propriedade na região trazendo movimento ao local e, em 1930, construiu a primeira capela, reformada em nome primitivo do lugar. Em 1912, o nome foi mudado para Vila Ponciano.
      A emancipação política se deu através da Lei 2.101, de 15 de julho de 1959, desmembrada de Traipu, num movimento liderado por Filadelfo Firmino de Oliveira, Amaro de Oliveira, Manoel João Neto, Vicente Ramos da Silva, Luiz de Albuquerque Lima, Luiz Bispo dos Santos e Manoel Firmino de Oliveira. Traipu não aceitava a autonomia. Sem acordo, a vila passou a município o nome de Girau do Ponciano.
      Girau é famosa pela hospitalidade dos girauenses, povo trabalhador e bondoso, solidário e de Fé. O Mel produzido no município é talvez o melhor do nordeste, produto livre de agrotóxico e de altíssima qualidade, produzido com muita paixão e dedicação pelos apicultores girauenses. O melhor forró de Alagoas também acontece em Girau do Ponciano, todo mês de junho com bandas de destaque nacional e o casamento do matuto mais original do Brasil.
Praça da Prefeitura. Girau do Ponciano, Alagoas.





Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Arapiraca, limites com Campo Grande, Jaramataia, Traipu, Lagoa da Canoa e Arapiraca. 300 metros acima do nível do mar.
Área: 501 km².
Clima: Temperado. Máxima de 38ºC e mínima de 21ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário