segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

IGACI

      O município de Igaci deve ao português João de Lima Acioli o início de seu povoamento. Ele chegou por volta do século XIX implantando um sítio que desenvolveu a região. O grande número de fontes de água que existiam na região fez com que o local fosse chamado de "Olhos d'Água do Acioli". A água abundante contribuiu para que muitas famílias do Sertão mudassem para lá. O maior incremento, porém, foi a partir de 1877, quando Alagoas sofreu uma de suas maiores estiagens. A fartura de água determinou a formação do primeiro aglomerado urbano no local.
      Entre os pioneiros que contribuíram para o rápido desenvolvimento do núcleo, atuaram Serapião Sampaio, Santos Silva, Capitão Bartolomeu de Souza Vergueiros, Justino Luz e as famílias Torres e Tomás de Albuquerque. Destaca-se, também, a família de Carlos Pontes, que mais tarde tornou-se um grande nome da literatura e da política do país.
      A Lei Estadual 428, de 15 de junho de 1904, elevou Olhos d'Água do Acioli à categoria de vila, como distrito judiciário de Palmeira dos Índios. A implantação da estrada de ferro pela Great Western, hoje RFFSA, também contribuiu para a afirmação econômica da vila. Nessa mesma época, teve o nome mudado para Igaci, que, em língua indígena, significa exatamente Olhos d'Água.
      A emancipação política de Igaci aconteceu por força da Lei 2.078, de 27 de dezembro de 1957, instalando-se oficialmente a 12 de janeiro de 1959, desmembrado de Palmeira dos Índios.
Vista  de Igaci, Alagoas.


Cachoeira Jangadão. Igaci, Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário