quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

RIO LARGO - ALAGOAS

Cachoeira. Rio Largo, Alagoas.


      A história de Rio Largo é, em seus primordios, a mesma de Santa Luzia do Norte. A estrada de ferro, que não passava em Santa Luzia do Norte, fez com que fosse direcionado o desenvolvimento para o local, às margens da ferrovia, onde foram instaladas indústrias têxteis pertencentes à Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos.
      O nome Rio Largo originou-se de um engenho de açúcar existente no local onde o rio Mundaú apresenta maior largura. No fim do século XIX foram fundadas duas unidades para a industrialização das fibras têxteis, em trechos de pequenos encachoeiramentos do rio Mundaú, favoráveis aquele tipo de atividade fabril. É válido ressaltar, também, nesse período, o surgimento da Usina Leão, que começou a moer em julho de 1894 e tornou-se, à época, uma das maiores do setor em toda a América Latina.
      O município de Rio Largo foi criado por decreto de 10 de dezembro de 1830. O desenvolvimento do pólo industrial acarretou, em 13 de julho de 1915, a elevação à categoria de cidade, através da Lei 696. Apesar de sua origem recente, Rio Largo deu a Alagoas filhos ilustres como Arnon de Mello e Luiz de Sousa Cavalcante, ambos ex-governadores do Estado.
      O clima de Rio Largo é tropical litorâneo úmido, com sol nos meses de setembro até maio, da primavera até o verão, com temperatura variando em torno de 19ºC à 32ºC. E com chuva e temporais nos meses de junho até agosto, do outono até o inverno, com temperaturas variando em torno de 15ºC à 26ºC. A umidade relativa do ar é de 79,2% e o índice pluviométrico é 1.410 mm/ano.
      Na tarde do dia 11 de março de 2010, abalos sísmicos foram sentidos por moradores de Rio Largo. O tremor de 2,3 graus na escala Richter atingiu, também, outras cidades do interior de Alagoas e de Pernambuco.
      As festividades em Rio Largo são muito concorridas, destacando-se o tradicional carnaval, com desfile de blocos; as festas juninas, com forró ao ar livre; a festa de Emancipação Política (13 de julho); a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 a 13 de dezembro) e as festas natalinas, com a participação de folguedos populares como pastoril, reisado e chegança. Os cartões postais da cidade podem ser vistos do Alto da Cachoeira (rio Mundaú) e Av. Santos Dumont (vista parcial da cidade).






Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Maceió, limites com Atalaia, Messias, Murici, Pilar, Satuba e Maceió. 41 metros acima do nível do mar.
Área: 306 km².
Clima: Tropical litorâneo úmido. Máxima de 33ºC e mínima de 17ºC.

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER MAIS DESTA LINDA CIDADEAONDE NASCI SOU DE AKAGOAS NASCIDO NA UTINGA LEAO COM VARIOS PARENTES EM CACHOEIRA E RIO LARGO CIDADE DESVASTADA PELA ENCHENTE ANOS ATRAS OBRIGADO VAS VALDECI. A. SILVA

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER MAIS DESTA LINDA CIDADEAONDE NASCI SOU DE AKAGOAS NASCIDO NA UTINGA LEAO COM VARIOS PARENTES EM CACHOEIRA E RIO LARGO CIDADE DESVASTADA PELA ENCHENTE ANOS ATRAS OBRIGADO VAS VALDECI. A. SILVA

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER MAIS DESTA LINDA CIDADEAONDE NASCI SOU DE AKAGOAS NASCIDO NA UTINGA LEAO COM VARIOS PARENTES EM CACHOEIRA E RIO LARGO CIDADE DESVASTADA PELA ENCHENTE ANOS ATRAS OBRIGADO VAS VALDECI. A. SILVA

    ResponderExcluir