terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

QUEBRANGULO - ALAGOAS

Prefeitura Municipal. Quebrangulo, Alagoas.

      Os mais antigos habitantes, firmados no que ouviram dos seus antepassados, contam que o local onde se levantou a povoação foi primitivamente habitado pelos índios Xucurus que vieram formar aldeia nas proximidade da serra da Palmeira dos Índios, já encontrados aí estabelecidos os Cariris, emigrados de Pernambuco, em consequência da seca que assolou os sertões no ano de 1740.
      Sendo o chefe desse quilombo excelente caçador, chamavam-no "Quebrangulo", que na gíria dos negros significa "matador de porcos". Teve também o nome de Vitória, voltando posteriormente à denominação primitiva.
      Seu principal acidente geográfico é o Rio Paraíba do Meio, que nasce em Bom Conselho-PE e corta o município, possuindo 30 quilômetros. O rio Caçambinhas, que nasce em Quebrangulo e banha a sede do município tendo o curso de 11 quilômetros, até sua foz em Viçosa. De menor importância, são os riachos Dobrão, Seco, Caçambinha, Bálsamo e Lunga.
      As serras mais importantes do município são: as Guaribas, na parte norte com 92 metros; Chorador com 130 metros, nas suas encostas estão as nascentes dos riachos Dobrão e Seco, Cajueiro, com 175 metros, que é a mais alta e dista 20 quilômetros da sede municipal.
      Quebrangulo situa-se na "zona da pecuária", seu criatório de gado bovino é grandioso, servindo inclusive para exportar carne para a capital e estados vizinhos.
      O município já foi grande produtor de algodão, café, mandioca, banana, feijão e milho, que são vendidos geralmente na sede municipal, em regiões vizinhos e na capital do Estado.
      Os prédios em geral são modernos e simples, contando ainda com algumas casas antigas.
      Ao visitante, o que mais impressiona são as igrejas: a da Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres, domina todo o centro da cidade e a Igreja do Rosário situada num alto, onde se pode ter uma visão quase geral da cidade.
      Quebrangulo é toda entrecortada por pontes sobre os rios Paraíba do Meio e o Quebrangulinho, o que dão um aspecto agradável a todos que a visitam. Por possuir várias pontes cortando o centro do município, denominaram-na de "Veneza Alagoana".
      A cidade não foi planejada quando começou a ser povoada, mas os aspectos das ruas são quase retilíneos e simétricos; dir-se-ia que fora edificado obedecendo a uma certa ordem estética. Fato digno de registro é que as ruas seguem direção em forma de cruz, o que faz lembrar o sentimento de religiosidade do povo do município.


Igreja Matriz. Quebrangulo, Alagoas.



Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Palmeira dos Índios, limites com Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Chã Preta e Pernambuco. 342 metros acima do nível do mar.
Área: 320 km².
Clima: Temperado. Máxima de 36ºC e mínima de 14ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário