segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

POÇO DAS TRINCHEIRAS - ALAGOAS

Poço da Trincheiras, Alagoas.

      Diz a tradição que um fidalgo holandês de sobrenome Wanderley, época dos flamengos em Alagoas, entrando em desavença com seus patrícios foi deportado para Penedo, onde viveu o resto de sua existência. Passados muitos anos, sentindo-se doente e perto do fim, procurou um pretendente para sua filha solteira. Homem influente, seus amigos encontraram na região do Rio Ipanema um rapaz de bom conceito para o matrimônio com a donzela. Ali eles se radicaram e deram início à povoação, que tinha um poço em suas redondezas. Diz ainda a memória popular que foi erguida uma trincheira no acesso da luta contra os holandeses para defender o lugar. O que se pode deduzir é que o poço existiu, mas hoje está praticamente enterrado no areal do Rio Ipanema. É provável, entretanto, que pela existência da influente família Wanderley naquela região, bem como pelos olhos azuis e o biotipo de características dos neerlandeses, as trincheiras tenham sido erguidas por descendentes ou remanescentes dos holandeses derrotados e expulsos após as batalhas dos Guararapes.
      O local onde hoje se encontra a cidade de Poço das Trincheiras era a propriedade da família Wanderley, descedentes de batavos. Após alguns anos, João Carlos de Melo implantou uma fazenda naquela área e uniu-se aos Wanderley, dando grande impulso para a formação do aglomerado humano. Diversas famílias de outras regiões se deslocaram para lá e instalaram propriedades, atraídas pelas condições propícias para a criação de gado e pela fertilidade das terras. Em pouco tempo, a povoação cresceu e formou-se um próspero núcleo.
      O grande desenvolvimento do povoado foi, paulatinamente, revelando a necessidade da independência política. O mais destacado líder na luta da emancipação foi Osman Medeiros, que não mediu esforços para tornar o povoado um município autônomo. Finalmente, Poço das Trincheiras foi elevado à condição de município em 15 de julho de 1958, através da Lei Nº 2.100. Desmembrado de Santana do Ipanema, foi instalado oficialmente em 20 de janeiro de 1959. O próprio Osman Medeiros foi nomeado administrador municipal provisório para o período de 1959 a 1961. O primeiro prefeito foi Ronalson Monteiro Wanderley, que governou o municípiode 1962 a 1966.
      Sob o ponto de vista religioso, a freguesia foi criada pelo então presidente da Província das Alagoas, Pedro Leão Velloso Filho, através da Lei Nº 960, de 18 de julho de 1885. Porém, não recebeu a instituição canônica do bispo de Olinda. Dessa forma, somente em 25 de maio de 2003, por um decreto de Dom Fernando Lório Rodrigues, bispo diocesano de Palmeira dos Índios, foi instituída - conforme o Direito Eclesiástico - a Paróquia de São Sebastião do Poço das Trincheiras. No mesmo dia, foi expedida a Provisão nomeando o padre Gilson Farias Barbosa administrador paroquial.
Rio Ipanema. Poço das Trincheiras, Alagoas.



Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Santana do Ipanema, limites com Maravilha, Santana do Ipanema e Pernambuco. 300 metros acima do nível do mar.
Área: 292 km².
Clima: Temperado. Máxima de 39ºC e mínima de 20°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário