segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PIRANHAS - ALAGOAS

Piranhas, Alagoas.


      O Arraial de Piranhas data do século XVIII, quando duas famílias os Feitosas e os Alves começaram a desenvolver a região. O lugar era conhecido por Tapera até o dia em que um caboclo pescou uma piranha num riacho próximo. A história desta pesca tornou a pequena vila conhecida como "Porto da Piranha". Com o tempo, Tapera se transformou num povoado e  o grande movimento no porto deu definitivamente nome à cidade.
      Localizada às margens do rio São Francisco, é uma das cidades mais antigas e também uma das mais bonitas de Alagoas, sendo por muito tempo parada obrigatória para quem vinha dos sertões de Pernambuco ou de regiões banhadas pelo rio São Francisco. Com a navegação a vapor, a partir de 1867, o povoado teve impulso ainda maior, consolidado com a construção da estrada de ferro, ligando Piranhas a Penedo. Em 20 de julho de 1885 pela Lei provincial 964, foi criada a freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde. A vila foi criada em 1887 e em 1891 foi emancipada, passando a se chamar Floriano Peixoto. 1949 voltou a ser Piranhas.
      Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após a decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile Perfumado, com o mesmo tema do cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião, inclusive a  famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.
      O município ainda é banhado pelo majestoso rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
      Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma economia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).
      Piranhas, que se divide em "de Baixo e de Cima", vem há algum tempo chamando a atenção, especialmente para a própria geografia, cuidadosamente moldada entre a caatinga e os rios São Francisco, Boa Vista (ou Piranhas), Urucu e Capiá.
      Mas também seu casario colonial, disposto irregularmente em morros e baixadas, o artesanato singelo, a gastronomia, que inclui o saborosíssimo pitú, e a gente simples e cativante fazem da cidade a quarta mais visitada do estado.
      A sensação que se tem ao chegar ao lugarejo é inexplicável, tamanha a energia que envolve o conjunto arquitetônico. Para começar, a orquestra filarmônica saúda os visitantes com músicas variadas no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros. O conservatório, o único de Alagoas, está instalado na casa onde Dom Pedro II pernoitou em sua passagem pela cidade, em 1859, na parte alta.
      De lá, parte-se para o percurso turístico, que passa pelo Museu do Sertão, pela igrejinha de São Francisco e pelo Café da Torre, na parte baixa, até os mirantes, de onde se avistam os limites da cidade, emoldurados pelo Velho Chico. À noite, a Banda de Pífaros, comandada pelo músico e instrumentista Egildo Vieira, se apresenta na praça.
      O município de Piranhas tem ruas limpas e fachadas cuidadosamente pintadas em várias cores. Em um sistema adotado pela prefeitura, os moradores escolhem a cor e a administração pública providencia a pintura. Assim, não há uma só casa com aparência de descuido, nem as pontes e os meios-fios. O zelo é tanto que a cidade mais parece um cenário de cinema. Prova disso são os filmes que foram rodados lá (Lampião e Baile Perfumado), sem falar na novela da TV Globo Cordel Encantado, também ambientada em Canindé do São Francisco.

Usina Hidrelétrica de Xingó. Piranhas, Alagoas.



Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco, limites com Olho d'Água do Casado, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Inhapi e Rio São Francisco. 47 metros acima do nível do mar.
Área: 408 km².
Clima: Temperado. Máxima de 39ºC e mínima de 20ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário