Pouco tempo depois, procedente de Limoeiro de Anadia, fixou-se na região Manoel Jô da Costa, dedicando-se à exploração de gado e cultivo de terra. Pequenas e variadas veredas ligavam o local a Arapiraca e Limoeiro de Anadia. O núcleo que começava a se formar recebeu o nome de Coité, em razão do grande número de pés de coitizeiros.
A comunidade foi aumentando com a chegada de famílias vindas de outros municípios. Aos primeiros moradores do lugar, juntaram-se Manoel Marques, de Pernambuco, e Manoel Cazuza, de Arapiraca. Logo após chegaram as famílias Bernardino e Virgem e o lugarejo tomou forma de povoado.
A abertura de novas estradas permitiu um intercâmbio maior entre o povoado e as cidades vizinhas. O fato contribuiu de forma decisiva para que Coité do Nóia passase a ocupar lugar de destaque na região. Em 1963, pela Lei 2.616, Coité do Nóia foi elevado à condição de município.
Paróquia de São Benedito. Coité do Nóia, Alagoas.
Praça Antônio Pedro de Albuquerque. Coité do Noiá, Alagoas.
Coité a planta que deu origem ao nome da cidade.
Dados do Município:
Situação Geográfica: Microrregião de Arapiraca, limites com Igaci, Arapiraca, Limoeiro de Anadia e Taquarana. 158 metros acima do nível do mar.
Área: 89 km².
Clima: Temperado. Máxima de 38º C e mínima de 24º C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário