domingo, 29 de janeiro de 2012

FELIZ DESERTO

      Primitivamente, o local onde hoje está Feliz Deserto era aldeamento dos Índios Caetés. A colonização, no entanto, só começou anos depois, quando naufragou próximo a costa o holandês Domingos Mendes que, junto a outros sobreviventes organizou um aglomerado, mais tarde transformando no município.
      O nome do município vem de uma lenda que relata a descoberta de uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens por Domingos Mendes, debaixo de um cajueiro, num lugar deserto. Sua felicidade com a descoberta foi tão grande, que o local foi batizado como Feliz Deserto.
      Embora tenha construído sua matriz em 1930, somente por volta de 1945 é que o desenvolvimento recebeu um impulsor maior e as lideranças locais iniciaram um movimento pela emancipação política, destacando-se Luiz Antonio Coelho, José das Chagas Lessa, Manoel Possidônio dos Santos, Dionísio José de Góes e o então deputado Luiz Coutinho.
      A autonomia administrativa veio através da lei 2.264, de 23 de julho de 1960, sendo instalado oficialmente a 7 de agosto, desmembrado de Piaçabuçu.
      Localizado entre Coruripe e Piaçabuçu, Feliz Deserto reúne encanto e beleza. A Praia do Maçunim, principal atração turística local, com suas águas esverdeadas, é extasiante e faz uma parceria ideal com a praia de Flexeiras. Em Feliz Deserto, o sol brilha o ano inteiro e seu principal atrativo é a tranquilidade e a integração com a comunidade.
      Outra hipótese que explicaria o povoamento de Feliz Deserto é a de que o lugar ficava na chamada "Rota do Camarão e do Sal", que começava em Alagoas do Sul e terminava em Penedo, constando nos mapas geográficos e militares da época colonial. Homens das tropas em conflito iam ficando pelo caminho, em lugares desertos, para abrigar-se dos inimigos e cuidar dos ferimentos, dando origem a pequenas povoações, como Feliz Deserto. Era lugar ideal para servir de esconderijo para negros fugidos da escravidão e índios perseguidos pelos colonizadores, o que explica o surgimento de alguns mocambos e palhoças reunidos como aldeias mirins.
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. Feliz Deserto, Alagoas.


Praia do Maçunim. Feliz Deserto, Alagoas.



      A economia do município está baseada na agricultura, a região é produtora de coco e cana de açúcar. Existe ainda o trabalho com artesanato baseado na utilização da Taboa, uma planta nativa da região. São produzidos diversos produtos que são comercializados através de uma  cooperativa criada justamente para esse fim.

Artesanato com a palha da Taboa. Feliz Deserto, Alagoas.


Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Penedo, limites com Coruripe, Penedo, Piaçabuçu e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar.
Área: 92 km².
Clima: Tropical quente e úmido. Máxima de 32ºC e mínima de 25ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário