domingo, 29 de janeiro de 2012

FEIRA GRANDE

      Não há datas registradas na história da cidade que apontem, com precisão, a chegada de Francisco José Gonçalves, considerado o primeiro habitante da região, vindo de Lagoa de Cima, município Traipu.
      A fertilidade do solo atraiu outras famílias, formando o povoado. Chamado antigamente de Mocambo, o povoado pertencia a São Braz, que foi extinto em 19 de fevereiro de 1938 e anexado a Arapiraca. Depois, o decreto 2.422, de 26 de outubro, desmembrou o distrito de Arapiraca e o anexou a Traipu. Em 30 de novembro de 1938, pelo decreto-lei 2.435 o povoado foi elevado à categoria de vila.
      Quando começou a construção do trecho da Rede Ferroviária do Nordeste, ligando Palmeira dos Índios a Porto Real do Colégio, expandiu-se ainda mais a movimentação na região, por causa dos operários que trabalhavam na obra.
      Oficialmente, pelo decreto-lei 2.902, de 1953, que fixou a divisão territorial para o quinquênio 1944-1948, o nome Mocambo foi substituído por Feira Grande, por ser a feira do município a maior entre as que se realizavam nos povoados e vilas das imediações. A lei 1.785, de 1954, elevou Feira Grande à categoria de município, instalado oficialmente pelo governador Arnon de Mello e sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição.
      Assim, no dia 25 de abril de 1954, perante as autoridades e o povo em geral, tomava posse o primeiro prefeito de Feira Grande, o Sr. Domingos Apóstolo de Lira.





Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Arapiraca, limites com Lagoa da Canoa, Campo Grande, Porto Real do Colégio, Arapiraca e São Sebastião. 150 metros acima do nível do mar.
Área: 173 km².
Clima: Temperado. Máxima de 37ºC e mínima de 20ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário