Esses lotes receberam a denominação de capitanias hereditárias, e as pessoas que os administravam eram o donatários.
Foi o navegador italiano Américo Vespúcio quem primeiro explorou o litoral de Alagoas, a serviço de Portugal.
Inicialmente incluído na capitania de Pernambuco, o território começou a ser colonizado em 1545, quando o capitão donatário Duarte Coelho ali estabeleceu os primeiros engenhos de açúcar e as bases do porto fluvial de Penedo, no Rio São Francisco. Com a morte de Duarte Coelho, seu filho Duarte de Albuquerque assumiu a capitania.
Duarte de Albuquerque, após assumir a capitania de Pernambuco, organizou duas expedições. Uma delas estabeleceu-se às margens do Rio São Francisco, onde se formou o primeiro núcleo de povoamento de Alagoas, dando origem à atual cidade de Penedo.
Convento Franciscano de Nossa Senhora dos Anjos, Praça Rui Barbosa, Penedo, Alagoas.
As vilas e os povoados se desenvolviam sempre perto de um rio, lago ou lagoa, e também no litoral, para se aproveitaremm do sistema de navegação.
Duarte de Albuquerque viajou para a África em busca de escravos e lá morreu. Jorge de Albuquerque, seu irmão, passou a governar Alagoas. Resolveu então doar parte dessas terras a Cristóvão Lins.
As porções de terra doada pelos donatários eram chamadas de sesmarias. As terras de Cristóvão Lins ficavam às margens do Rio Manguaba, onde se instalaram alguns engenhos e foi fundado um povoado, que deu origem à atual cidade de Porto Calvo.
Uma outra sesmaria foi doada a Diogo Soares Cunha. Ficava às margens da Lagoa Manguaba, onde surgiu uma povoação que, primeiramente, recebeu o nome de Santa Maria Madalena do Sul, depois se chamou Alagoas (nome dado pelo fato de ter muita água) e, atualmente, é o município de Marechal Deodoro.
Outras povoações também se organizaram:
* Santa Luzia do Norte, às margens da Lagoa Mundaú;
* Porto de Pedras, no litoral;
* São Miguel dos Campos, banhada pelo Rio São Miguel;
* Marechal Deodoro e Pilar, às margens da Lagoa Manguaba.
O trabalho nas sesmarias deu origem aos primeiros engenhos e às primeiras povoações de Alagoas. A atividade ligada à plantação da cana e produção de açúcar foi a que mais contribuiu para a colonização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário