quarta-feira, 22 de maio de 2013

SENADOR RUI PALMEIRA - ALAGOAS




      Localizado em Alagoas, o município de Senador Rui Palmeira teve sua origem após a emancipação política junto ao município de Santana do Ipanema. O nome atribuído ao município é uma homenagem ao Senador Rui Soares Palmeira.
      Por volta de 1940 Antônio Afonso de Melo vindo de Palmeira dos Índios, instalou uma fábrica de cordas na região, hoje ocupada pela sede do município de Senador Rui Palmeira ela idealizava como matéria prima: coroá, planta de pouca folhagem que era encontrada com facilidade na região.
      Em torno dessa atividade cresceu um reduzido povoado. Havia apenas casebres feitos de taipas pertencentes aos funcionários da fábrica de coroá. E em 1942, por conta da industrialização do coroá esta progressista cidade recebeu o título de usina.
      O inicio das atividades comerciais com características de feira livre deu-se em 30 de outubro de 1943. Realizou-se nesta data a celebração da primeira missa pelo cônego José Bulhões.
      Em 1945, José Rodrigues Fontes montou um alambique para venda e produção de cachaça.


      Recebeu o topônimo Riacho Grande em razão de estar localizado a margem do Riacho Grande, rio temporário que perpassa o lugar e no inverno com as chuvas obtêm uma razoável largura. Foi com esse nome Riacho Grande, adotado definitivamente pela população e ratificado pelo missionário Francisco Capuchinho Frei Damião de Bozzano, que o povoado desenvolveu. Nesta época Riacho Grande ainda era pequeno distrito de Santana do Ipanema.
     O município tem como principal atividade econômica a agricultura de subsistência.
      O clima e a qualidade do solo permite o cultivo de vários produtos importantes: o feijão, milho e o algodão.
      A grande dificuldade no setor agrícola esta na escassez de chuvas, de mão de obra insuficiente e nas técnicas do preparo da terra empregada pelos agricultores.
      A atividade industrial de destaque no município é o cortume e a olaria.
      O artesanato local é desenvolvido nas residências ou em pequenas cooperativas locais.
      A matéria prima para o trabalho do artesão é encontrada facilmente na região, usando-se principalmente a argila, madeira, couro e a palha.

Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Batalha. Limites com Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Canapi, Inhapi, São José da Tapera e Carneiros.
Área: 240 km².
Clima: Quente e Seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário