quarta-feira, 23 de maio de 2012

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES


Praia do Toque. São Miguel dos Milagres, Alagoas.

      São Miguel dos Milagres era um dos mais antigos povoados de Alagoas. Sua colonização começou durante a invasão holandesa, quando os moradores do município de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem, também, observar o movimento dos invasores que utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior. Eles encontraram, na região, uma colina de onde avistaram extensa área de terras até o mar. Formou-se aí o engenho Mata Redonda, local onde houve uma grande batalha, que resultou na expulsão dos holandeses.

      O povoado ficou conhecido como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, a padroeira. Algum tempo depois, um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas e passou a usá-la nos serviços domésticos. Ao limpar a peça, o pescador descobriu que era a estátua de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres. Por algum tempo, o povoado liderou o comércio açucareiro e chegou a ser o maior produtor de côco, quando ainda pertencia a Porto de Pedras. Em 1864, foi elevado à vila. Em 1914, Augusto de Barros Falcão, José Braga, Aderbal da Costa Raposo e João Moraes buscaram a emancipação, que só foi obtida em 1960, através da Lei 2.239.
Praia do Patacho. São Miguel dos Milagres, Alagoas.



      Conhecida por suas praias de águas mansas e cristalinas, a cidade de São Miguel dos Milagres tem, na praia de Porto da Rua - povoado próximo - seu maior atrativo.
Foz do Rio Tatuamunha. São Miguel dos Milagres, Alagoas.

Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião do Litoral Norte Alagoano. Limites como Porto de Pedras, Passo de Camaragibe e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar.
Área: 78 Km².
Clima: Temperado. Máxima de 35ºC e mínima de 25ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário