quarta-feira, 7 de março de 2012

SÃO JOSÉ DA TAPERA - ALAGOAS



      O município foi colonizado por volta de 1900, através de famílias vindas de Pão de Açúcar. As melhorias trazidas pelos comerciantes Afonso Soares Vieira, na antiga fazenda da família Maciano, atraíram novos habitantes, em sua maioria agricultores da região. Estes começaram a fazer taperas, denominação dada pelos indígenas às tabas abandonadas, e pelos brancos, às casas de taipa, como faziam os índios. Uma capela oferecida a São José, naquela época, permitiu a denominação definitiva do burgo, que dava seus primeiros passos: São José da Tapera.
      O clima de São José da Tapera é tropical semi-árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril.
      A vegetação é composta por caatinga hiperxerófila, vegetação típica de regiões mais secas, com trechos de floresta caducifólia.
      O município de São José da Tapera possui cerca de 40% de sua área total inserido na unidade geoambiental da depressão, relevo que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona: relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingem grande parte do sertão nordestino. O restante de sua área, cerca de 60%, fica inserido na unidade geoambiental do planalto da borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros, apresentando relevo geralmente bastante movimentado, com vales profundos e estreitos.
      O município de São José da Tapera está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. É banhado, a oeste, pela sub-bacia do Rio Ribeira do Capiá, e seus principais afluentes são: riacho das Cacimbinhas, Cipó do Leite, da Camisa, Gavião, do Lopes e Pariconha. Na porção central, o município é atravessado pelo Riacho Grande. Na porção leste, é banhado pelo rio Boqueirão. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico em toda a porção leste, e do tipo pinado, uma variação do tipo dendrítico, na porção oeste do município. Todo esse sistema fluvial deságua no rio São Francisco.
      São José da Tapera faz parte da bacia leiteira de Alagoas, e é um dos 17 municípios que pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O pólo da bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do nordeste e algumas capitais do sudeste do Brasil.
      A maior movimentação do município acontece em suas principais festividades: a festa do padroeiro São José (19 de março) e a de Nossa Senhora das Dores (15 de setembro), há grande circulação de visitantes dos municípios vizinhos.





Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Santana do Ipanema, limites com Carneiros, Santana do Ipanema, Piranhas, Pão de Açúcar, Monteirópolis e Olho d'Água das Flores. 200 metros acima do nível do mar.
Área: 495 km².
Clima: Tropical semi-árido. Máxima de 37ºC e mínima de 16ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário