Praia do Morro. Passo de Camaragibe, Alagoas.
O povoado se formou às margens do rio Camaragibe e em torno de uma igreja, por isso, sua primeira denominação foi Matriz de Camaragibe. Um outro povoado, porém, começou a surgir no ponto em que o rio tinha menor profundidade. O movimento intenso por causa dos comerciantes que vinham da capitania de Pernambuco para utilizar os armazéns de embarque conhecidos como "passos" fez com que a sede administrativa fosse transferida de Matriz para Passo de Camaragibe.
Após a invasão holandesa e a morte de Calabar, Passo de Camaragibe tornou-se um ponto estratégico, ideal para as comunicações entre o Norte e o Sul. As forças de Dom Luiz Rojas e Vorja e as de Arkchoff combateram no território e muitas atrocidades - como a matança de mulheres e crianças, além de saques e incêndios - foram cometidas contra os moradores.
Não há data precisa sobre a instalação da freguesia criada sob a invocação de Bom Jesus e transferiu para Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Através da Lei 197, de 1852, a freguesia foi elevada à vila; à cidade, em 1880, através da Lei 842.
O município possui grande potencial turístico por conta da diversidade de ecossistemas: rios, lagoas e manguezais; uma topografia dinâmica com planos, morros e penhascos, além de um mar exuberante, com arrecifes de corais. Suas principais praias são: Barra de Camaragibe (cercada de coqueirais), a de Marceneiro (tranquila e preferida pelos turistas) e a dos Morros (primitiva e escolhida para ser o pólo turístico do Projeto Costa Dourada). Entre os eventos destacam-se a festa da Emancipação (14 de junho) e a da padroeira (de 29 de novembro a 8 de dezembro).
Praia do Marceneiro. Passo de Camaragibe, Alagoas.
Dados do Município:
Situação Geográfica: Microrregião do Litoral Norte Alagoano, limites com Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. 10 metros acima do nível do mar.
Área: 244 km².
Clima: Temperado. Máxima de 30ºC e mínima de 22ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário