Existem várias formas de relevo, tais como planícies, planaltos e depressões.
O relevo pode ser alterado por fatores naturais - como o vento, as chuvas, a ação do mar e dos rios e o calor - ou por fatores provocadas pela ação humana.
O planalto (uma superfície mais ou menos plana e elevada em relação às áreas próximas) é marcado, em alguns lugares, pela existência de serras.
Serra da Barriga, União dos Palmares.
As principais serras do nosso estado:
* Serra da Barriga: localizada bem próxima do município de União dos Palmares e famosa por ter abrigado o Quilombo dos Palmares, foi considerada refúgio seguro para os escravizados;
* As serras de Candará, Mandioca, das Palmeiras, Pias e Muro - localizadas na região de Palmeira dos Índios;
* Serra dos Guaribas - localizada no município de Quebrangulo, destaca-se como o ponto culminante do estado, com 882 metros de altitude;
* Serra do Cavaleiro - situada no município de Chã Preta;
* Serra Dois Irmãos - localizada na cidade de Viçosa;
* Serra da Lagoa de Santa Cruz - situada em Mata Grande.
O litoral (planície litorânea) é formado por uma extensa baixada, apresentando dunas e mangues na foz dos rios e riachos, além de lagoas costeiras e praias lindíssimas.
A região litorânea é cortada por pequenos rios que deságuam no mar ou no Rio São Francisco. No interior do estado, há áreas mais elevadas, com destaque para o Planalto da Borborema, que se estende do agreste até o sertão.
A região dos tabuleiros é relativamente plana, pouco elevada e estende-se para o interior. O tabuleiro é conhecido como baixo planalto.
Plantio de Cana-de-açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário