quarta-feira, 16 de maio de 2012

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS




      Antiga aldeia de índios samambis, recebeu a missão exploradora portuguesa que chegou através do Rio São Miguel, em 1501. Os exploradores, atraídos pela riqueza do solo, se estabeleceram cultivando cana-de-açúcar e outros produtos agrícolas, além da criação de gado, abrindo caminhos pelas matas e a comunicação com Marechal Deodoro (antiga Vila Madalena) e Anadia (Campos dos Arrozais de Inhaúns). O povoado que se formou teve destaque importante na história do Estado pois seu povo teve participação ativa na luta contra os holandeses, na destruição do Quilombo dos Palmares e na Revolução Republicana de Pernambuco, em 1817. Em 1832 foi elevada a vila e em 1864, tornou-se cidade.
      Por ser uma cidade regional, São Miguel dos Campos recebe diariamente, mas principalmente às segundas-feiras, dia da formosa "Feira de São Miguel" centenas de pessoas das cidades da região como Campo Alegre, Junqueiro, Jequiá da Praia, Boca da Mata, Anadia entre outras cidades circunvizinhas.
      Na cidade encontra-se de tudo de vários segmentos, o comércio é pujante e várias lojas de grifes famosas estão instaladas na cidade. Lojas de varejo como Insinuante, Guido entre outras. No setor de gêneros alimentícios o destaque é a Rede Unicompra que possui ampla loja e atende não só São Miguel dos Campos, mas compradores das cidades da região.

      A cidade de São Miguel dos Campos é referência regional e por isso concentra a maior parte do comércio e indústrias da região. Com suas principais vias pavimentadas a cidade tem garantido o escoamento da produção de açúcar e álcool, produzido pelas Usinas de Açúcar e Álcool e Destilarias instaladas no município. A tradicional  feira da cidade, que acontece às segundas-feiras, atrai milhares de pessoas, não só da cidade, mas de grande parte dos municípios que compõem a região.


Dados do Município:

Situação Geográfica: Limites com Boca da Mata, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Coruripe, Roteiro e Marechal Deodoro.
Área: 360,846 Km².
Clima: Tropical chuvoso com verão seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário