O primeiro nome é homenagem a São Luís, rei França. Dizia-se antes, que Quitunde era uma corruptela de "condunde", palavra africana (herança dos escravos dos engenhos da região) atribuída a um peixe encontrado no Rio Santo Antônio. Nei Lopes, contudo, diz, com sua autoridade, que "Condunde", palavra de origem bantu, que dizer montanha. Dirceu Lindoso tem uma terceira versão. Ele defende a tese de que Quitunde serviu para designar o baixo fluvial onde surgiu o antigo povoado, uma paliçada de mucambo, portanto, um quilombo fluvial.
De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de São Luís do Quitunde é contabilazada de acordo com a quantidade de: Asinino, Bovino, Bubalino, Caprino, Codornas, Equino, Galinhas, Galos, frangas, frangos e pintos, Leite, Mel de Abelhas, Muar, Ovino, Ovos de codorna, Ovos de galinha, Suínos e Vacas ordenhadas.
A produção de artesanato em São Luís do Quitunde é composta de cestas, sacolas, chapéus, esteiras, vassouras, baús, trançados, trabalhos de palha, utensílios de barro (potes, panelas, vasos, etc.), entre outros.
O povoado de São Luís do Quitunde foi originado de uma pequena aldeia indígena, descoberta em 1624 pelo holandês Albert Sourth. Os holandeses, quando estiveram em São Luís do Quitunde, ergueram um forte à margem do rio Sauassuí (atual rio Paripueira) e ainda um canal revestido de ladrilhos, para escoar a madeira. A intensificação do povoamento se deu por volta de 1870, quando surge o comércio no Engenho Castanha Grande. O engenho pertencia ao major Manoel Cavalcante, que doou a seu filho, Joaquim Machado Cavalcante, as terras do Engenho Quitunde, onde foi fundado o povoado e para onde transferiu a estrutura do Engenho Castanha Grande. O comércio do açúcar desenvolveu o povoado e mais casas comerciais forma surgindo. Elevado à condição de município com o nome de São Luís do Quitunde (lei estadual Nº 15, de 16 de maio de 1892) em 1892, desmembrada de Passo de Camaragibe.
Na Unidade das Superfícies Retrabalhadas, o clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono/inverno tendo início em dezembro/janeiro e término em setembro. A precipitação média anual é de 1309,9 mm.
A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia (vegetação constituída por árvores sempre verdes, detentoras de grande número de folhas largas e troncos relativamente delgados, densa, e o solo apresenta-se coberto por camada de húmus), com partes de Floresta Hipoxerófila (Floresta caracterizada pela caatinga, vegetação de clima semi-árido, que apresenta árvores e arbustos com espinhos e de aspecto menos agressivo que a Caatinga Hiperxerófila).
O relevo de São Luís do Quitunde faz parte predominantemente da Unidade das Superfícies Retrabalhadas que é formada por áreas que têm sofrido retrabalhamento intenso, com relevo bastante dissecado e vales profundos. Na região litorânea de Pernambuco e Alagoas, é formada pelo "mar de morros" que antecedem a Chapada da Borborema, com solos pobres e vegetação de Floresta Hipoxerófila. Na sua porção a sudeste, subordinadamente, essa área se insere na Unidade de Tabuleiros Costeiros.
O município de São Luís do Quitunde está inserido na bacia hidrográfica do Rio Santo Antônio, e seus principais afluentes são os rios: da Cachoeira, Santo Antônio, Barreiro ou Grota Grande, Jituba, Bandeira e das Piabas. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico. Todo esse sistema fluvial deságua no Oceano Atlântico.
Poucas, mas animadas festividades fazem parte do calendário de atrações de São Luiz do Quitunde: Festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro), o tradicional carnaval e a festa da Emancipação (16 de maio).
Dados do Município:
Situação Geográfica: Microrregião da Mata Alagoana, limites com Flexeiras, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Joaquim Gomes e Paripueira. 10 metros acima do nível do mar.
Área: 397 km².
Clima: Tropical chuvoso. Máxima de 37ºC e mínima de 16ºC.
Desmatamento é crime! Denuncie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário