terça-feira, 6 de março de 2012

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO - PIAÇABUÇU

      Deus é brasileiro e completo "caprichou em Alagoas". Visitando Alagoas não deixe de visitar a foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, extremo sul de Alagoas.
      A foz do Rio São Francisco pode ser visitada a partir de Piaçabuçu em pequenas embarcações ou escuna, mas a visita também pode ser feita de automóvel saindo da praia do Pontal do Peba, mas sempre com a maré baixa, pois o carro percorre o caminho pela areia da praia. São quase 20 quilômetros por cima das areias e com uma paisagem deslumbrante. São várias dunas de praias selvagens.

Município de Piaçabuçu, saída das embarcações para Foz do Rio São Francisco.



      A praia do Peba é protegida pelo IBAMA, pois é umas das principais áreas de desova de tartarugas-marinhas do Brasil.





      Chegando na Foz, vemos o "Velho Chico" desaguando no Mar, um espetáculo da natureza. Com águas transparentes, a vontade é de permanecer ali toda a vida.



      "Um local para contemplar a natureza em toda sua capacidade de ser linda!".
       Agora muito cuidado com a maré, se não tiver experiência, aconselho fazer o passeio de buggy ou de escuna, pois você pode perder seu carro.


      A foz do São Francisco é um roteiro imperdível. Oportunidade única para viver o lado maravilhoso da vida. Basta dar um mergulho nas águas azuladas dos lagos formados, para sentir uma vontade incotrolável de agradecer a Deus, pois nem todo dia podemos aproveitar um lugar desses.


História do Rio:

      O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. Conforme estudos, sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra no município de São Roque de Minas, Minas Gerais encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a errônea chamada nascente histórica, qual por muito tempo se pensou ser a nascente real. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atigindo 2830 km de extensão. Seu nome indígena é Opará e também é carinhosamente chamado Velho Chico.
      Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) / Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e foz, no Oceano Atlântico.
      O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidrelétricas.

Preserve o meio-ambiente. Não jogue lixo nas praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário