sábado, 25 de fevereiro de 2012

PARICONHA - ALAGOAS

Igreja Sagrado Coração de Jesus. Pariconha, Alagoas.

      Localizada no sertão alagoano, Pariconha tem sua história iniciada no início do século XIX, quando as famílias Teodósios, Vieira, Viana e Félix iniciaram sua povoação, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente com a criação de animais de pequeno porte. Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Carabeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famiílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município. Cerca de vinte anos após a chegada desses primeiros colonizadores, grupo de tribo de índios Geripancós, originários do município de Tacaratu, em Pernambuco, instalou uma aldeia na serra do Ouricuri, nas proximidades da atual cidade. O Distrito Judiciário de Pariconha e seu Cartório Civil foram criados pela Lei 2.240, de 1º de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. Pertencente ao município de Água Branca, a comunidade passou à condição de município em 5 de outubro de 1989 pela Constituição Estadual, quando foi desmembrado de Água Branca, tendo sua emancipação realizada em 7 de abril de 1992.
      Segundo conta a história, no local onde cresceu a cidade havia um ouricuzeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desse fruto, que popularmente ficou conhecido como "par de conhas" e, com o tempo, houve uma junção que derivou o nome Pariconha.
      O município de Pariconha comemorou a elevação da paróquia do Sagrado Coração de Jesus à condição de matriz, após sessenta anos de espera. Com isso foi instalada uma secretaria que facilitará a marcação de casamentos, que até então era realizada pelo município de Água Branca. A festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus é uma das grandes festas culturais do município, comemorada em novembro.



Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião Serrana do Sertão Alagoano, limites com Água Branca, Delmiro Gouveia e Pernambuco. 550 metros acima do nível do mar.
Área: 259 km².
Clima: Temperado. Máxima de 32ºC e mínima de 22ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário