sábado, 4 de fevereiro de 2012

LAGOA DA CANOA - ALAGOAS

      Em épocas remotas existia apenas a pequena lagoa na área onde foi edificada a cidade. Em 1842, dois casais - cujos nomes não constam nos anais - chegaram à região, construíram casas e implementaram a agricultura e a pecuária. Parte daí a colonização do território. Algum tempo depois, outras famílias também começaram a se instalar na localidade. Os pioneiros desse processo colonizatório foram José Barbosa, Francisco José Santana e a família Maurício. Com a criação do município de Arapiraca, Lagoa da Canoa passou integrá-lo na condição de povoado, mas com grande importância no contexto econômico, social e político. As fazendas de café trouxeram emprego e renda. Além disso, servia como ponto de apoio na estrada que ligava Arapiraca a Traipu e Girau do Ponciano.
      A sua evolução crescente culminou na elevação à categoria de município autônomo, em 28 de agosto de 1962, através da Lei nº 2.472. Desmembrado de Arapiraca, o novo município foi instalado oficialmente em 25 de janeiro de 1963.
      A respeito da história religiosa, a paróquia de São Maximiliano Maria Kolbe foi instituída canonicamente por Dom Constantino Leurs, então bispo de Penedo, em 2 de dezembro de 1993. Integra o vicariato de Traipu e tem como administrador paroquial o padre Antônio Neves da Silva. Eclesiasticamente pertence à jurisdição da Sé penedense, cujo ordinário diocesano é Dom Valério Breda (SDB).
      A comunidade católica de Lagoa da Canoa celebra com muito entusiasmo as festas de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho), Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), além do padroeiro (14 de agosto).
      Lagoa da Canoa é a cidade de nascimento do poeta Agnelo Rodrigues de Melo (pseudônimo Judas Isgorogota), Hermeto Pascoal, do bispo Dom José Maurício da Rocha, do matemático Miguel Mauricio da Rocha e de Joana Gajuru (grande mestra de guerreiro).



              Antiga Estação Ferroviária


Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião de Arapiraca, limites com Arapiraca, Girau do Ponciano, Campo Grande e Feira Grande. 300 metros acima do nível do mar.
Área: 88  km².
Clima: Temperado. Máxima de 36ºC e mínima de 22ºC.

Um comentário:

  1. muito bom .. gostei de saber mais sobre a historia de minha familia MAURICIO DA ROCHA e BOIA BARBOSA !

    ResponderExcluir