terça-feira, 31 de janeiro de 2012

INHAPI - ALAGOAS

      O nome do município é de origem indígena, quando o município ainda não era povoado existia um lugar de pedra "lajedo" na Lagoa Inhapi, neste lajedo era cheio de locas, nelas juntava água da chuva, quando chovia. Lá havia vivido índios e nas pedras existiam símbolos escritos. O Sr. Valfredo Lisboa Prudente Guerra, já falecido, grande comerciante, tinha conhecimento da língua indígena e de Geografia, fez a leitura dos símbolos e descobriu que os índios chamavam Inha: de água e Pi: de pedra assim originou Inhapi e segundo a tradição local e de alguns historiadores significa "burraco na pedra", nome este relacionado a "Lagoa Inhapi" que tem como característica "Água sobre Pedra".
      Encravada no sertão Alagoano, Inhapi um dos mais recentes municípios de Alagoas, em termos de povoamento, teve sua 1ª residência erguida em 1902, época em que o local era propriedade da família Moreira, que se instalou no lugarejo, erguendo uma fazenda. Em seguida a Srª Margarida Vieira, grande proprietária, também se instalou no lugar. Nesse mesmo período o Sr. José Miguel passava por estas terras com sua esposa muito doente, que não resistindo faleceu debaixo de uma árvore, onde lá mesmo a enterrou e foi embora, voltando após algum tempo para a construção da capela, deu início a povoação.
      A cidade de Inhapi era chamada de Sítio Roçado pertencente a cidade de Mata Grande e o seu desenvolvimento populacional aconteceu por medo de Lampião, seu Virgulino Ferreira, rei do Cangaço, presença maciça da ignorância para uns e para outros defensor da população oprimida na época ele atacava muito Mata Grande, muitos moradores a procura de sossego saiam de sua cidade e seguiam para o Roçado em busca de uma nova vida e chegando lá construíam suas casas para viver e encontrar a paz, e assim o Roçado crescia.
      A colonização do município de Inhapi é relativamente recente. Começou por volta de 1902, quando foi construída a primeira residência no local. Era de propriedade da família Moreira. Logo após, outra propriedade, de Margarida Vieira, também foi implantada. Data do mesmo ano a construção da primeira capela, sendo responsável José Miguel, que pouco depois deixou a região.
      Em 1917, foi realizada a primeira feira, que continou com movimento crescente. No mesmo ano, também chegou ao lugarejo o Coronel Anjo da Guia, que construiu mais de uma casa. Em 1918, foi a vez de Vida Ferreira abrir uma loja, que ainda existe.
      As notícias sobre a povoação que se formava chamaram a atenção de moradores de regiões vizinhas e, em Nezinho Perreira e João Martins da Silva. Mais tarde veio Zeca Biê e Teodorico Alves Bezerra.
      A emancipação política de Inhapi se deu através da Lei 2.460, de 22 de agosto de 1962, acontecendo a instalação oficial no mesmo ano. O território foi desmembrado de Mata Grande.
      A hospitalidade e animação da população de Inhapi está presente em todas as festividades, que atraem grande parte de visitantes das regiões vizinhas.



Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião Serrana do Sertão Alagoano, limites com Mata Grande, Canapi, Santana do Ipanema, Olho d'Água do Casado, Piranhas e Água Branca. 350 metros acima do nível do mar.
Área: 377 km²
Clima: Temperado. Máxima de 32ºC e mínima de 28ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário