quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A ECONOMIA DE ALAGOAS

      A economia é muito importante para o crescimento de nosso estado, gerando empregos e renda para milhares de pessoas. Sua classificação apresenta três setores:
* setor primário;
* setor secundário;
* setor terciário.


Setor Primário:


      O setor primário da economia é o que reúne as atividades de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e extrativismo animal.
Criação de búfalos no município de São Luiz do Quitunde, Alagoas.



A agricultura:


      A agricultura sempre foi importante na economia alagoana. Os indígenas já cultivavam o milho, a mandioca e o fumo. Com a chegada dos portugueses no Brasil, introduziu-se o plantio da cana-de-açúcar, hoje principal produto agrícola de Alagoas e matéria-prima para a fabricação de açúcar, álcool, melado e rapadura.
      Os trabalhadores da agricultura são chamados agricultures, lavradores ou camponeses.
      Alguns agricultores, que plantam em pequenas quantidades, costumam utilizar instrumentos de trabalho, como a enxada e o arado puxado por animais. Contudo, em grandes fazendas é comum o uso de recursos mais modernos, como tratores, arados mecânicos e outras máquinas.
Cana-de-açúcar.


      Alagoas é o segundo maior produtor de açúcar e álcool do país, perdendo apenas para São Paulo. Há grandes plantações de cana-de-açúcar nos municípios de Rio Largo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Coruripe, Capela, Pilar e outros municípios alagoanos.
      Alagoas possui um moderno parque açucareiro - composto por 27 usinas e 30 destilarias de álcool - que recebeu grande impulso com a criação do Proálcool, na década de 1970, em virtude da crise mundial do petróleo.
Usina Coruripe. Coruripe, Alagoas.


      O fumo é outro produto de muita importância para a economia alagoana. O principal município da cultura do fumo é Arapiraca, conhecido como a capital nordestina do fumo. O fumo destinado à fabricação de cigarros é cultivado ainda nos municípios de Major Isidoro e União dos Palmares.
      Alagoas também é um grande produtor de coco. Esse produto domina a paisagem do litoral e é fundamental para a região, pois fornece alimento e matéria-prima para a fabricação de diversos produtos. Os coqueirais são encontrados em Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Piaçabuçu etc.



      O milho e o algodão são cultivados nos municípios sertanejos, já que seu plantio é feito em lugares quentes e com poucas chuvas, como Mata Grande, Palmeira dos Índios, Batalha, Santana do Ipanema, Limoeiro de Anadia etc.
      As plantações de feijão são encontradas em grande quantidade nos municípios de Major Isidoro, Mata Grande, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e União dos Palmares.
      A mandioca, de fácil cultivo, adapta-se a qualquer terreno. Além de ser um ótimo alimento, com muitas qualidades nutritivas, ela tem baixo custo e gera outros subprodutos, como a farinha e a tapioca.
      O arroz, cultivado em lugares muito úmidos, alagadiços e quentes, é encontrado às margens do Rio São Francisco (nos municípios de Penedo, Igreja Nova, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Belo Monte) e nos vales de outros rios, como o Manguaba e o Mundaú.
      Em Alagoas, as frutas também são produzidas em grande quantidade. Destacam-se a produção de manga, caju, banana, abacaxi, laranja, jaca, mamão, mangaba, melão, melancia e goiaba.

Um comentário: