sábado, 28 de janeiro de 2012

DELMIRO GOUVEIA

      O primeiro nome dado à cidade de Delmiro Gouveia foi Pedra e o povoado se constituiu a partir de uma estação de estrada de ferro da então Great-Western. A denominação Pedra veio de grandes rochas que existiam junto da estação.
      Em 1903 chegou à região, vindo de Recife (PE), o cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que se estabeleceu vendendo couros de bovinos e peles de caprinos. Em 1914, ele instalou uma fábrica de linha com o nome de Companhia Agro Fabril Mercantil, atraindo para a região muitos moradores e trazendo o desenvolvimento. Em 1921, Delmiro Gouveia conseguiu dotar o lugar de energia elétrica e água canalizada, vindos da cachoeira de Paulo Afonso. A vila operária recebeu o nome de Pedra, a "Pedra de Delmiro".
      A história registra como fato importante a visita do imperador D. Pedro II à cachoeira, datada de 20 de outubro de 1859 e assinalada por um marco de pedra, erguido no local.
      O decreto-lei 846, 01 de novembro de 1938, da Interventoria Federal, criou o distrito com o nome de Pedra. O decreto-lei 2.902, de 30 de dezembro de 1943 que fixou a divisão administrativa e judiciária do Estado mudou a denominação da vila para Delmiro Gouveia. O município, porém, só foi definitivamente criado pela Lei 1.623, de 16 de junho de 1952, desmembrado de Água Branca. Delmiro Gouveia, o desbravador pioneiro no aproveitamento da cachoeira, morreu assassinado.
      A principal atração do município é sua própria história, que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Como beleza natural, a cidade ostenta parte do cânion do São Francisco.
      A região é ideal para a prática de esportes radicais, como tirolesa, bungee-jump e rapel. Uma boa pedida é a ponte que liga os estados de Alagoas e Bahia, separando os municípios de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso. Delmiro Gouveia está localizada aproximadamente 301 quilômetros de Maceió.


Angiquinho:

      Uma das principais atrações turísticas de Delmiro Gouveia é a região de Angiquinho. O lugar faz parte da área rural do município. É lá onde está instalada a primeira usina hidroelétrica do Nordeste. As usinas começaram a funcionar em 1913 e quem quiser conhecer o lugar de perto, a usina está aberta à visitação. Lá o visitante encontra uma linda paisagem formada por natureza, rochas e vegetação típica do sertão e do rio São Francisco.

Angiquinho. Delmiro Gouveia, Alagoas. 


Museu da Pedra. Delmiro Gouveia, Alagoas.


Dados do Município:

Situação Geográfica: Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco, limites com Água Branca, Pariconha, Olho d'Água do Casado, Pernambuco, Sergipe e Bahia. 256 metros acima do nível do mar.
Área: 608 km².
Clima: Quente e Seco. Máxima de 38ºC e mínima de 18ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário