quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A ADMINISTRAÇÃO DE ALAGOAS

Estado:

      Cada estado tem um governador, que é a autoridade máxima, eleito pelo voto popular. O governador escolhe seus auxiliares, chamados secretários, que o ajudam na administração das questões relativas a finanças, educação, habitação, saúde, agricultura etc..
Palácio dos Palmares, sede do Poder Executivo de Alagoas.



Palácio Tavares Bastos - sede do Poder Legislativo Estadual, Maceió.


      O governo do estado é exercido por três poderes:

* Poder Executivo: exercido pelo governador e seus secretários. Tem a função de executar as leis e administrar todo o estado.
* Poder Legislativo: exercido pelos deputados estaduais eleitos por meio de voto popular. O Legislativo é encarregado de elaborar as leis que regulam a vida do estado.
* Poder Judiciário: exercido po juízes de direito, promotores e desembargadores. Zela pelo cumprimento da Constituição e das demais leis do estado.
      Outro órgão importante é o Tribunal de Contas de Alagoas, que fiscaliza como o governo emprega o dinheiro arrecadado por meio dos impostos.
Tribunal de Contas de Alagoas, Maceió.



Municípios:



      No município, o Poder Executivo é exercido pelo prefeito (maior autoridade municipal), juntamente com seus auxiliares.
      O Poder Legislativo Municipal é representado pelos vereadores, eleitos pelo voto popular, que formam a Câmara de Vereadores.
      O Poder Judiciário é exercido pelos juízes e promotores das comarcas.


Os símbolos do estado:




      A bandeira de Alagoas foi criada em 1963, no governo de Luiz Cavalcante. A bandeira do estado de Alagoas tem a forma de um retângulo e é dividida em três partes iguais, de cores vermelha, branca e azul. O significado dessas cores na bandeira é o seguinte:
* vermelha - representa a coragem;
*branca - simboliza a paz;
*azul - representa as lagoas e os rios.
      Na parte branca está o brasão de armas. No lado direito do escudo, há um ramo de algodão e, no esquerdo, um colmo de cana-de-açúcar, as duas maiores riquezas agrícolas alagoanas da época.

      O brasão foi criado pelo professor Théo Brandão, em 1963, no governo de Luiz Cavalcante. A parte azul superior representa a cidade de Marechal Deodoro, que foi a primeira capital do estado. As três tainhas representam as principais lagoas: Mundaú, Manguaba e Jequiá.
      À esquerda do escudo está a representação da histórica cidade de Penedo, lembrando sua fundação sobre um rochedo, à margem de um grande rio, o São Francisco.
      À direita está representada Porto Calvo, outra cidade histórica. Os três morros caracterizam a região serrana e as quatro faixas onduladas de azul, os quatro rios que passam pela região.
      A estrela de prata de cinco pontas mostra que o estado de Alagoas está representado em uma das estrelas do Brasil.
      A expressão latina Ad bonum et prosperitatem, escrita na fita inferior do brasão, significa "Para o bem e para a prosperidade".



Nenhum comentário:

Postar um comentário